Como a arquitetura comercial influencia no seu negócio

Por Maria Júlia Bartucci

O que é Arquitetura Comercial?

Como o nome já indica, a arquitetura comercial é um dos seguimentos no ramo arquitetônico e consiste na idealização de projetos arquitetônicos para estabelecimentos comerciais. Dentre esses estabelecimentos, se encontram lojas, restaurantes, bares, academias, entre outros, podendo abranger diversas áreas.

A Arquitetura comercial vem se destacando cada vez mais no mundo moderno, isso se dá principalmente ao aumento da concorrência e exigência por parte do cliente. Não basta apenas entregar um bom serviço, também é preciso conseguir proporcionar uma experiência de destaque no seu público e é nesse ponto que a arquitetura comercial pode fazer a diferença.

A realização de uma arquitetura comercial para a sua loja tem como objetivo destacar sua marca e proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, mas você deve estar de perguntando, de que forma isso é feito?

Primeiro é preciso ter conhecimento sobre o público-alvo do seu estabelecimento comercial e a partir dessa informação elaborar estratégias e projetos que otimizem a compra e experiência no seu comércio. Durante a elaboração do projeto arquitetônico são considerados elementos como iluminação natural e artificial, disposição de móveis e equipamentos, circulação de pessoas, decoração dos ambientes, cores e apresentação da marca no ambiente.

Porque a Arquitetura Comercial está em alta?

A principal vantagem da arquitetura comercial está diretamente relacionada com a jornada do cliente no seu estabelecimento. A disposição dos móveis e a decoração do ambiente fazem toda a diferença na experiência do usuário. Esse tipo de projeto arquitetônico possibilita controlar e criar layouts que aumentem o contato do cliente com o produto e melhore a adesão do público. Cada pequena interação do cliente com o produto é uma oportunidade de negócio que o estudo arquitetônico procura otimizar.

Uma arquitetura comercial bem pensada estimula o consumo de produtos e serviços, um bom projeto arquitetônico possibilita alavancar as vendas do seu estabelecimento. Além de modernizar os espaços do seu projeto e criar um layout integrado, o projeto também possui como objetivo aumentar a exposição do cliente com seu produto, melhorando assim as vendas no seu estabelecimento.

Outra importante característica é a consolidação da sua marca. A realização de um novo projeto arquitetônico também possibilita renovar a identidade visual da sua marca. Em conjunto com o projeto de design de interiores a arquitetura comercial renova seu comércio e cria novas possibilidades de venda. A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que passam os valores e princípios de uma organização, sendo um fator fundamental para estimular o consumo em um estabelecimento. Dessa forma, manter a mesma identidade visual desde a fachada até o interior é extremamente importante e ajuda a consolidar-se no mercado criar conexões com os clientes.

Não deixe de entrar em contato com profissionais capacitados para a realização do projeto de arquitetura comercial. Elaborar esse projeto antes mesmo da construção do seu estabelecimento é estar um passo a frente de seus concorrentes. Dessa forma, é possível economizar com retrabalho e garantir resultados de qualidade no funcionamento do seu estabelecimento.

Independentemente da sua construção o projeto arquitetônico se faz sempre  fundamental. Acesse nosso blog e entenda a importância de um bom projeto arquitetônico.

Os impactos da Modelagem 3D para o seu negócio

Um projeto de Visualização 3D no ramo da Engenharia Civil e Arquitetura é constituído por imagens realistas do projeto finalizado. Ou seja, para melhor visualização do cliente, é possível apresentar o imóvel de uma maneira mais visual e atrativa. Apesar do projeto arquitetônico já se tratar de uma representação do imóvel, com a Modelagem 3D é possível compreende-lo melhor.

Integrado com a Arquitetura comercial, o projeto de Visualização 3D é uma grande oportunidade para divulgar imagens e vídeos realistas e interessantes que chamem a atenção dos seus clientes para as reformas em seu estabelecimento. Aumentando o engajamento do seu público e atraindo mais clientes com a novidade.

Nesse tipo de projeto, o cliente pode pedir imagens ou vídeos dos ambientes que preferir e com isso as imagens produzidas podem ser utilizadas para melhorar a publicidade da sua marca. Sendo utilizadas no site do seu negócio, redes sociais ou mesmo sendo parte de uma reformulação na identidade visual da sua empresa.

Com relação à economia no seu projeto, a Visualização 3D também tem um papel muito importante. Visualizar previamente o resultado final da sua construção reduz custos de retrabalho e otimiza a tomada de decisões.

Gostou do tema? Então não deixe de conferir nosso artigo “Visualização 3D: A melhor forma de apresentar seu projeto para o cliente”.

Estamos chegando ao final desse artigo e esperamos que você tenha se interessado e compreendido sobre mais uma das facetas do projeto arquitetônico, além de sua extrema importância no ramo comercial!

Se interessou e quer saber um pouco mais sobre os principais assuntos do ramo da Arquitetura e Engenharia Civil? Confira nosso blog!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais da Alicerce Empresa Júnior!! Estamos sempre postando nossos principais projetos!